Já não é mais segredo que o marketing digital além de ser uma tendência de mercado se torna hoje um investimento indispensável para a maioria das empresas.
Sabemos que para você ter relevância para seus clientes, é preciso estar online e ter um fortalecimento e visibilidade da sua marca nas mídias sociais. Somam inúmeras estratégias de Marketing para alavancar os negócios dentro do digital, e caso você ainda não saiba o que é, o marketing de conteúdo, é considerado uma moderna estratégia para que você possa adquirir clientes e até bom seguidores, que engajam e interajam com seu negócio.
O Marketing de conteúdo é exatamente focado em engajar o público alvo e crescer sua rede de clientes. Por meio dele, você envolve, gera valor, atrai e ajuda a criar uma percepção positiva da sua marca.
Primeiro você deve entender que o público possui um poder como jamais havia tido antes em relação ao comércio e seu método tradicional. Foi-se o tempo do qual éramos obrigados a assistir aos comerciais de TV de forma passiva.
Nós somos parte desse estudo, o bom conteúdo não é mais só sobre vender, mas sim na conexão que ele vai atrair com o cliente. Em como o telespectador está recebendo isso, e na percepção da audiência.
Para ficar mais claro, hoje os profissionais estão mais focados no desejo do público e para o que seja realmente útil para ele, como resolver um problema, como ensinar algo ou transparecer um sentimento.
Acaba que a venda se torna uma consequência dentro desse processo de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas. Um criador de conteúdo precisa entender que ele tem a missão de passar uma mensagem ao público certo no momento que ele mais precisa, e é quando você supera as expectativas e torna aquele conteúdo tão perfeito a ponto de seu público querer compartilhar ou postar em suas próprias redes sociais.
E quer dizer que você já conseguiu ajudar o seu público no momento que ele precisava e passou até uma visão positiva sobre a marca.
A estratégia de marketing de conteúdo normalmente costuma ser dividida em 5 etapas.
1- Planejamento
E onde você deixa claro para as pessoas responsáveis, quais tarefas serão feitas e como elas devem atingir essas metas.
2- Criação de Persona
É necessário desenvolver uma Persona para fazer sentido na hora de criar esses conteúdos.
Afinal de contas, é mais fácil de direcionar a sua fala quando você já entende como e quando você deve fazer, falar, para quem é, quais as dores dessa pessoa, o que ela espera de um posicionamento, etc..
3- Criação de conteúdo.
Os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos? Sim! Artigos para blogs, posts, e-books, e-mails, vídeos… São inúmeras possibilidades para que esses conteúdos sejam distribuídos.
4- Distribuição
Além de produzir você precisa performar esses conteúdos da melhor forma em suas mídias.
5 – Análise de Resultados
E por último, porém tão importante quanto todo o processo, é a mensuração de resultados. É necessário analisar os resultados, Network, tráfego, interação, entre outros …
Só para você ter uma ideia 73% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia.
Esses dados retiramos da edição de 2018 da Content Trends, a maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do país.
E os números não negam, os benefícios dessa metodologia são claros e cada vez mais inerentes a nossa própria cultura. Proporciona aumento de tráfego do seu site, brand awareness, aumenta o engajamento com a marca gerando vendas, impulsiona geração de leads, aumento life time value, reduz o custo de aquisição de clientes, além de ser muito mais fácil para criar um plano estratégico para marca, empresa ou pessoa quando se baseia na metologia do Marketing de Conteúdo.
Agora deu para entender porque é tão importante o marketing de conteúdo?